quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Como analisar narrativas

Material de apoio à leitura de qualquer romance

INTRODUÇÃO

• Elementos da narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço, narrador;
• Gêneros literários: Épico (narrativo ou de ficção que se estrutura sobre uma história. Recebe tal nome das epopéias, apesar de, modernamente, manifestar-se sobretudo em prosa), Lírico (é o gênero da poesia lírica) e Dramático (engloba o texto de teatro);
• Tipos de narrativa: Romance (narrativa longa com mais de um conflito), Novela (romance curto, com passagem de tempo muito rápida), Conto (narrativa curta que condensa conflito, tempo, espaço e reduz o número de personagens) e Crônica (pode contar, comentar, descrever ou analisar; é um texto curto, leve, que, geralmente, aborda temas do cotidiano).

ELEMENTOS DA NARRATIVA

Enredo (conjunto de fatos de uma história)
- Verossimilhança (lógica interna do enredo, que o torna verdadeiro para o leitor; é, pois, a essência do texto ficcional. O leitor deve acreditar naquilo que lê, fato que decorre da organização dos fatos dentro do enredo);
- Conflito (é preciso compreender que o elemento estruturador de um texto é o conflito. Seja entre dois personagens, do personagem consigo mesmo, entre personagem e ambiente, o conflito possibilita ao leitor criar expectativas frente aos fatos do enredo. Podem ser de origem econômica, religiosa, moral e psicológica.)


Personagens (Ser fictício, humano ou não, que é responsável pelo desempenho do enredo)
- Protagonista (É o personagem principal. Herói é aquele que possui características superiores às do seu grupo. Anti-herói possui características iguais ou inferiores às de seu grupo);
- Antagonista (Se opõe ao protagonista por suas ações ou por suas características);
- Secundários (participação menor ou menos freqüente no enredo)
- Podem ser, por suas características:

1. Planos (Seus atributos estão sempre explícitos para o leitor)
- Tipo (reconhecido por características típicas, invariáveis, quer sejam elas morais, sociais, econômicas ou de qualquer outra ordem);
- Caricatura (reconhecido por características físicas e ridicularizadas)
2. Redondos (São complexos por apresentarem grande diversidade de características. Sempre existe um lado deste personagem que precisa ser desvendado para o leitor. Nunca o conhecemos por inteiro)

Tempo (Os fatos do enredo estão ligados ao tempo em vários níveis)
- Época em que se passa a história (pano de fundo para o enredo. É diferente da época em que foi publicado ou escrito)
- Duração da história (Variável. Depende da intenção do autor. Há índices no texto que indicam a duração da história)
- Tempo Cronológico (está ligado ao enredo linear. O tempo transcorre na ordem natural dos fatos: do começo para o final. É mensurável em horas, dias, meses, anos...)
- Tempo Psicológico (O tempo que transcorre numa ordem determinada pelo desejo ou pela imaginação do narrador ou dos personagens. Liga-se ao enredo não-linear)

Espaço (Lugar onde se passa a ação. Pode interagir com os personagens)

Ambiente (É o espaço carregado de características sócio-econômicas, morais, psicológicas etc. Reflete e é refletido pelo personagem.)
- Funções do ambiente (situar as condições de vida dos personagens; estabelecer conflitos com os personagens; fornecer índices para o andamento do enredo)
- Caracterização do ambiente (se dá pelo somatório da época em que se passa a história, características físicas do espaço, aspectos sócio-econômicos e aspectos morais, psicológicos religiosos...)


Narrador (Elemento estruturador da história.)
- Terceira pessoa (Não participa dos fatos narrados. Narrador observador. É onisciente – sabe tudo sobre a história –, e onipresente – está presente em todos os lugares da história.
  • 1. Intruso (fala com o leitor, expõe seu ponto de vista)
  • 2. Parcial (escolhe um personagem e dá mais espaço a ele na composição da narrativa)
- Primeira Pessoa (Narrador personagem. Seu campo de visão é limitado. Não é onipresente nem onisciente)
  • 1. Testemunha (Mesmo não sendo o protagonista, narra acontecimentos dos quais participou, ainda que sem grande destaque)
  • 2. Protagonista (É o personagem central)
  • OBS: Narrador é diferente de Autor
Tema (idéia em torno da qual se desenvolve a história. Pode-se identificá-lo, pois corresponde a um substantivo (ou expressão substantiva) abstrato(a))

Assunto (Forma como o assunto é desenvolvido no enredo. Pode-se identificá-lo nos fatos da história e corresponde a um substantivo (ou expressão substantiva) concreto(a))

Mensagem (Pensamento ou conclusão que se pode depreender da história lida. Configura-se como uma frase)

DISCURSO
Direto (Utilização integral da fala do personagem, do modo como ele diz. O personagem fala diretamente sem a interferência do narrador, que se limita a introduzi-la)
Indireto (A fala do personagem é registrada através do narrador, que funciona como um intermediário entre o instante da fala do personagem e o leitor. A linguagem é a do narrador.)
Indireto Livre (Registro de fala ou de pensamento do personagem que consiste num meio termo entre o discurso direto e o indireto. Apresenta expressões típicas do personagem e a mediação do narrador.)

DISC. DIRETO DISC. INDIRETO DISC. IND. LIVRE
Ela andava e pensava: - Droga! Estou tão cansada! Ela andava e pensava que a vida era uma droga e que estava cansada. Ela andava e pensava. Droga! Estava cansada.

GANCHO, Cândida Vilares (1997). Como analisar narrativas. SP: Ática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário